sábado, 5 de novembro de 2011

Segurança sempre


Muitas pessoas deixam seus roteadores wireless com a configuração “aberta”, muitas vezes com a mesma configuração de fábrica. Hummm, que erro... Assim, rapidamente, é disponibilizado um acesso “livre” e com toda a possibilidade de NAVEGAR. E “nós”, sabedores disso, aproveitamos esta brecha e, já que está livre mesmo, vou dar uma acessada. Se já não bastasse este tipo de erro, ainda surgem alguns comentários do tipo: “Não dá nada...”, “É rapidinho...”, “que trouxa este louco, a gente usa e ele é quem paga, hahaha” – ahh, também há os silenciosos. Que esperteza hein?

"Acontece que" isso pode ser mais uma armadilha, pois a tecnologia permite que se instale um computador e consiga gravar e monitorar todo o tráfego que passa pelo seu roteador. Assim, além de saber de todas as senhas e preferências de um usuário, pode traçar o perfil do mesmo fazendo o que chamamos de Engenharia Social (def. práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas. Assim o golpista pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc. É uma forma de entrar em organizações que não necessita da força bruta ou de erros em máquinas. Explora as falhas de segurança das próprias pessoas que, quando não treinadas para esses ataques, podem ser facilmente manipuladas).

Entendam a importância dos serviços caucados na segurança, as senhas devem ser criptografadas, os sistemas devem possuir autenticação de “nome de usuário” e “senha”. ATENÇÂO USUÁRIOS de cybercafés, o computador do vizinho, do coleguinha de aula, da faculdade, todos podem ser pequenas grandes armadilhas.

Nenhum comentário: