domingo, 5 de maio de 2019

ATENDIMENTO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: BOAS PRÁTICAS !


O objetivo de escrever e alertar para este assunto são os inúmeros casos de sucessos e incômodos que os clientes me relatam nesta "pequena" estrada de atendimentos em minha área de informática.

Quando não conseguimos solucionar os problemas de informática chamamos imediatamente uma assistência técnica para resolver este problema. Mas antes, muitos tem a tendência de pesquisar o assunto no Professor Google ou em outra fonte de informação. Assim, adotam medidas simples e imediatas sugeridas por algum site ou post e, a partir daí, resolvem o problema. Outras vezes não solucionam. Pior: o problema aumentou e a máquina piorou. Está na hora de apelar para uma assistência técnica mais especializada.

Tente chamar um "técnico ideal". Não sei se existe, mas pelo menos tente não se cercar de mais problemas. Chame um técnico especializado. Pergunte às pessoas de sua relação pessoal ou profissional - pesquise com calma a visita deste profissional em seu estabelecimento: se ele representa uma pessoa jurídica tenha bastante informações positivas a respeito dela. Se for um particular peça suas referências a quem recomendou, como foi o atendimento etc e tal... mas não faça o que muitos acabam fazendo - não chame o filho da prima do vizinho do amigo da amiga porque ele é baratinho ou porque fulano falou "bem". Muitas vezes até pode dar certo. Mas cuidado: o barato pode sair mais caro!

Pergunte antes de tudo quanto custa o serviço, O técnico trabalha por hora? Peça uma estimativa de tempo, peça o valor total ou um aproximado. O técnico cobra um valor fechado pelo serviço realizado? Pergunte a ele quanto. Pergunte a ele, antes de tudo, se for necessário, se ele emite Nota Fiscal de Serviço ou um simples recibo. Pergunte a ele se seu serviço tem garantia e se ele entrega um relatório de serviços e atividades do que desempenhou falando da garantia. Fique sabendo que a documentação é muito importante para qualquer ocasião e para dirimir quaisquer dúvidas.

Uma vez aceito, mãos a obra. Se o técnico for mexer no software (programação) do computador, em instalações ou fazer alguma alteração de software para solucionar o problema, preste muito atenção! Antes de qualquer modificação na programação do computador, solicite primeiramente um backup (cópia de segurança) de todos os seus dados. Com ele o técnico e você ficarão mais tranquilos em mexer no seu equipamento. Qualquer problema que possa acontecer os dados do equipamento estarão preservados para uma futura reinstalação. Só que fazer um Backup não é somente copiar a pasta Meus Documentos e Minhas Imagens. Por favor: copie tudo! Não esqueça de pedir para copiar seu acervo pessoal, pastas e arquivos avulsas, pastas e arquivos criadas na área de trabalho, os registros dos seus favoritos, sua pasta onde estão os arquivos do Imposto de Renda e as pastas e arquivos referentes aos Certificados Digitais. Peça para capturar a imagem dos programas instalados, tire fotos dos programas pelo Smartphone. Peça para fazer backup do registro do Windows (pequeno e forte coleção de dados de tudo que está instalado e configurado no computador). Fale para o seu técnico de que você tem alguns programas que precisam ser instalados e, se for o caso, fale que você não possui o(s) disco(s) de instalação. Muitas vezes a assessoria fica atrapalhada pela falta de material a ser empregado.

Tenha em mente que se sua máquina foi comprada com software legal/original você tem que fornecer estes softwares ou, pelo menos, documentação informativa pertinente a essa condição. Serve o CD original, a Nota Fiscal, serve o Selo da Microsoft, uma cartela do Office... antivírus, Corel Draw, Autocad, ... e assim por diante. Documentação séria e "quente" pode ajudar o técnico a solicitar a mídia do programa necessário que não existe mais ou, até mesmo, baixar o programa pela Internet. Tenha em mente de que você, pessoa física e/ou pessoa jurídica, você é responsável pela colocação e utilização de software originais e genuínas em seu computador, bem como as cópias piratas de programas. Software pirata instalado em computadores pessoais e /ou corporativos dá problema, é ilegal e pode resultar em multas astronômicas como punição a você, tanto para o proprietário quanto para o operador da assessoria.

Boa sorte! Mas não esqueça: depois da assessoria prestada dê seu feedback (retorno) para quem recomendou o trabalhador. No caso de pessoas jurídicas, entre em contato com a Central de Atendimento desta empresa. Faça um elogio ou uma reclamação: somente assim poderemos aumentar o nosso nível de atendimento melhor cada vez mais a qualidade do serviço prestado.

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