sábado, 2 de setembro de 2017

TRABALHO - LIBERDADE - INFORMÁTICA


Prezados. Este texto de 2013 achei bem interessante. 

Faço público novamente, respeitando sua respectiva fonte.


Notícia-Trabalho e Liberdade na era da Informática em Rede

O trabalho, apesar de na maioria das vezes o considerarmos algo indesejado, talvez, em parte, pela limitada opção de escolha quanto a horários, local e a atividade em si, ainda é o único meio pelo qual buscamos os subsídios para suprir as nossas necessidades.

Na história da humanidade não houve um só momento em que o homem não precisou trabalhar a fim de garantir o seu sustento, mesmo em épocas remotas em que o trabalho se resumia na caça e na coleta. 

Podemos deduzir, sem demandar um grande esforço intelectual, que o trabalho sempre existiu e, muito provavelmente, por força de necessidade, ele continuará existindo, queiramos ou não, no entanto, podemos discutir a respeito das transformações por que passou no decorrer do tempo, em especial, algumas daquelas transformações provocadas pela chegada da informática.

A informática, apesar de já estar presente em algumas empresas ainda na década de 70, e consolidar sua importância dentro destas, sobretudo na década de 80, se popularizou e se difundiu pelo mundo graças às possibilidades evidenciadas pela criação da Rede Mundial de Computadores, disponibilizada e adaptada para uso civil, com mais vigor, a partir da década de 90 do século XX.

Dentro do pacote de transformações que a informática em rede nos trouxe, a fim de delimitarmos o tema, podemos citar o trabalho como sendo um dos aspectos mais relevantes, uma vez que, a exemplo do que foi dito anteriormente, se trata do meio pelo qual o homem busca suprir suas necessidades, muito embora o concebamos como um meio penoso. Em virtude disto é que procuramos nos livrar do trabalho a fim de ganhar tempo para gastarmos com atividades prazerosas, ou até mesmo para, apenas, não fazer nada, exercitando, assim, o mais pleno e verdadeiro estado de liberdade.

Mas, apesar de todos os aspectos positivos que a era da informática em rede, aliada aos demais inventos tecnológicos, nos disponibilizaram, como por exemplo, a possibilidade de nos comunicarmos com quem a gente ama em tempo real seja lá qual for a distância ou, então, podermos acessar o conhecimento a cerca de qualquer assunto a qualquer hora, será que a liberdade no trabalho foi conquistada ou, ao menos, se cogita que um dia isso venha a ser possível? Para ser sincero, devo dizer que não vejo diferença nos dias atuais, àqueles compreendidos no momento histórico que se convencionou chamar de Revolução Industrial, onde as pessoas se sujeitavam a longas jornadas de trabalho, restando-lhes apenas parcos momentos de descanso, momentos esses de total alienação das suas vontades, haja vista o desgaste sofrido pelos seus corpos.

A diferença é que hoje em dia, em plena era da informação, tudo ficou mais abstrato, sendo por isso, mais difícil estabelecer e delimitar as horas em que nos encontramos em efetivo desempenho de funções laborais, pois, na maioria das vezes, quando o trabalho acaba formalmente, na verdade, continuamos trabalhando ainda quando, aparentemente, nos encontramos no período de descanso, pois, segundo dogmas insistentemente proferidos aos nossos ouvidos, muitas vezes como mantras, devemos nos antecipar na solução dos problemas, devemos ser eficientes, devemos nos capacitar, não podemos ficar para traz e etc...., tudo em conformidade com a doutrina capitalista vigente.

Tempo para exercermos nossa liberdade? Acredito que menor, se comparado ao tempo que dispunham os infelizes trabalhadores do período da revolução industrial, uma vez que estes disponibilizavam seus corpos, que tinham capacidades de exploração bastante evidentes, mas o que dizer da abstração do desgaste mental provocado pelo excesso de horas trabalhadas e não devidamente contabilizadas nos dias de hoje? Se no passado o capitalismo nos exigiu o corpo, atualmente ele tende a nos exigir o corpo e a mente, nos sobrando ainda menos tempo para exercermos nossa condição de humanos sedentos por mais tempo para si e menos para o trabalho.


http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/not%C3%ADcia-trabalho-e-liberdade-na-era-da-inform%C3%A1tica-em-rede

Nenhum comentário: