quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Perfis


O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. As empresas exigem cada vez mais de seus funcionários, perfis mais perfis...

O profissional de hoje em dia deve ser flexível, estar adaptado a mudanças, saber parar no meio de uma tarefa e iniciar outra. Ser paciente com seus amigos de trabalho, educado. Ou seja, levar harmonia para o ambiente onde permanece, na maioria dos casos, 1/3 do dia, 8 horas pelo menos. Esses e muitos outros fatores são de extrema importância para um profissional, independente de sua aréa. E com certeza esses fatores são um dos primeiros a serem analisados por uma empresa ou de um Contratante. Durante a contratação de um funcionário ou período de adaptação, olhe, preste atenção. Tenha sempre em mente: sempre, eu disse sempre, alguém está observando você, eu disse sempre! Isso é muito saudável.

Lógico que as qualidades citadas acima estão relacionadas com a personalidade de uma pessoa. Nem todos possuem todas essas qualidades, porém possuem outras. O ponto crucial é colocá-las em prática, dar a devida utilidade às qualidades que possuem, dê o melhor de você, a concorrência está observando o seu lado positivo.

Além da personalidade, outro ponto fundamental, na minha opinião, para o profissional é sua experiência prática. Colegas, não existe uma fórmula certinha, onde possamos incluir todos os ingredientes necessários para um sucesso razoável na carreira, principalmente se tratando em Informática e/ou Tecnologia. Há casos e casos. Se você precisar de um emprego rapidamente, com certeza procure ficar o mais atualizado possível, seja coerente com aquilo que o mercado está solicitando, não "perfume" o que precisa ser simples, isto é, 8 é 8 - 80 é 80. Seja honesto, se você sabe o que fazer, faça. Não deixe para amanhã, faça imediatamente, não deixe acumular tarefas. Se não sabe o que fazer, consulte o GOOGLE, amigos, "inimigos", estrangeiros, dê atenção às respostas mais simples, às vezes você têm a resposta na própria pergunta... humm como assim? Pense. Teste antes de aplicar definitivamente a nova rotina. Se você acha que não tem experiência, está começando, então, leia este artigo até o final, aplique-o, pronto, tenha certeza que depois disso você era um profissional inexperiente, 1 segundo atrás. Viu, isso é apenas um ponto de vista, de alguém que julgou você, mas isso é passado. Olha o presente, lembra amigo, seja persistente e atento.

Agora, preste atenção: não adianta você fazer tudo isso e esquecer do fundamental. Senão o CRASH acontece, cedo ou tarde. Planeje, planeje e planeje. Não esqueça que por trás de tudo isso você tem sua família, seus princípios, desejos e obrigações, cuide disso. Sua alimentação, sua saúde, seu corpo, sua mente, seu espírito, sua Natureza. Quando você voa na sua carreira não esqueça que há pássaros voando junto com você, de todas as espécies. Olhe a perfeição do vôo do seu filho, do seu pai, de sua mãe, do(a) parceiro(a), dos seus seus . . . Eles voam junto com você. Não esqueça, a torre de controle é que comanda tudo, Deus está no comando.

Se você tiver algo interessante a me dizer, alguma experiência, palpite, dúvida, mande um e-mail. Terei atenção em respondê-lo.

Estes são os perfis. Bom dia!

Nenhum comentário: